segunda-feira, 12 de março de 2012

DEIXEM BRINCAR AS CRIANÇAS


O brincar é para as crianças uma atividade em que são elas que estruturam a atividade. Elas descobrem o que fazer nesse tempo e descobrem umas com as outras.
                                                             
Para as crianças estudar é brincar e brincar é estudar. Para elas, brincar é quase tudo. Estudar também é brincar, comer também pode ser brincar. Brincar é viver, brincar é respirar. As crianças  não brincam para aprender…aprendem porque brincam. Para elas, estudar, brincar, correr é tudo  a mesma coisa. Elas não precisam  dessas arrumações, dessas categorizações. Para elas brincar é uma atividade natural.
                                                                            
Os pais e os adultos controlam tudo, espaços e tempos. Mas há pais diferentes, famílias diferentes  e crianças diferentes. E o que eu tenho constatado no trabalho que vou fazendo com as crianças é que é muito proveitoso conversar com elas. Conversar é talvez a atividade mais interessante para se ter com as crianças, e a de que as crianças mais gostam. E poucas pessoas valorizam isso. Conversar significa  ouvir com atenção,  respeitar, ter em consideração o que elas dizem sobre as suas vidas.
                                                     
                                                       As crianças assim é que são felizes



Texto: Professora Filomena da equipa do NAE da EB1/JI de Mouriz

Sem comentários:

Enviar um comentário