quinta-feira, 15 de março de 2012

Para que conheça melhor o projeto de Apoio Educativo da EB1/JI de Mouriz

 
“ A par …Eu aprendo”


1. INTRODUÇÃO
O Projeto de Apoio Educativo “ A Par…Eu Aprendo” consubstancia os objetivos do Projeto Educativo do AVEP e as orientações programáticas do Projeto Curricular, cabendo-lhe o aprofundamento e a delineação das estratégias e ações que materializem os princípios orientadores nos supracitados documentos, em particular, no que respeita aos seguintes objetivos:
a)   Melhorar o sucesso escolar e a qualidade do sucesso
b)      Criar um ambiente favorável ao sucesso escolar e educativo
Será através da triangulação destes três documentos que será planeada a implementação do apoio educativo, a gestão e a priorização dos recursos humanos  e a sua operacionalização, no Centro Escolar de Mouriz.
O Projeto tem como principal objete aprendizagem, caracterizadas como constrangimentos temporários ao proceTem como objetivos:
- contribuir para o aumento do sucesso educativo dos alunos através da melhoria da aquisição de conhecimentos e competências;
- facilitar a orientação educativa, o enquadramento e a prevenção de comportamentos de risco e de exclusão;
- criar condições essenciais para a integração de alunos em risco, na comunidade escolar.

2- DESTINATÁRIOS DO PROJETO DE APOIO EDUCATIVO:

- Alunos com dificuldades de aprendizagem, sendo dada prioridade aos alunos que foram alvo de retenção ou que indiciem uma possível retenção;
- Alunos com necessidades de condições específicas para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, no âmbito dos seus PEIs;
- Alunos que manifestam problemas de integração na comunidade escolar, bem como em situação de  convalescença no domicílio.
      3- Plano de acção
3.1- Linhas gerais
1- Formação de grupos, por ano de escolaridade, integrando alunos, da mesma turma ou de diferentes turmas, que necessitam de apoio mais intensivo e específico e/ou tempo para atingirem as competências esperadas para o seu ano de escolaridade. A constituição dos grupos de alunos tem por base uma relativa homogeneização do nível de conhecimentos. As “Colmeias” são o espaço de trabalho de alunos, situados num mesmo nível de aprendizagem, de modo a melhorar a aquisição de conhecimentos e competências de cada aluno integrado no projeto.
2- O professor titular de turma fará o encaminhamento/sinalização dos alunos com base no diagnóstico das dificuldades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Cada grupo de alunos trabalhará, sempre que possível e adequado, os conteúdos programáticos desenvolvidos pela sua turma de origem, podendo beneficiar de um apoio mais próximo e individualizado, dadas as caraterísticas de certa forma semelhantes em termos de ritmos de aprendizagem do grupo.
3- O apoio deverá, dentro do possível, decorrer ao mesmo tempo em que a turma está a ter as  áreas de Língua Portuguesa e Matemática, regressando os alunos à turma para o desenvolvimento das restantes áreas curriculares e actividades de enriquecimento curricular.

3.2- Procedimentos
- Observação pedagógica/avaliação diagnóstica dos alunos;
- Proposta/encaminhamento dos alunos para o apoio pelos professores titulares de turma (criar ficha específica);
- Análise da proposta e definição de plano de intervenção pela equipa de trabalho (coordenador de Escola; Psicóloga Escolar; professores de Apoio Educativo, Professora de Educação especial; professor do aluno);
- Implementação do plano de intervenção, assegurando planificação e avaliação regular do mesmo, em conjunto com os professores titulares de turma, em horário fixo;
- Cooresponsabilizar os Pais e/ou Encarregados de Educação dos alunos, através de propostas regulares de trabalho em casa, após informação sobre o plano de intervenção;
- Articular com os técnicos das instituições que prestam apoio aos alunos;
- Criar mecanismos de acompanhamento e avaliação do projeto, que envolvam alunos, pais, professores e outros (inquéritos de satisfação e/ou opinião; sistematização dos resultados académicos no final de cada período; …);
- Divulgar o projeto numa fase inicial e os seus resultados ao longo do ano, através dos canais de comunicação do Centro Escolar e do agrupamento (site, jornal, blogue…)
- Elaborar plano de melhoria, sempre que adequado, com medidas que visem aperfeiçoar as ofertas para uma efetiva resposta educativa aos alunos com dificuldades de aprendizagem.

3.3- Organização do trabalho
3.3.1- Linhas gerais
- Criação de pequenos grupos rotativos, com planificação do trabalho em articulação com o professor titular de turma, para reforço das aprendizagens de acordo com as necessidades que os alunos apresentam, utilizando estratégias diversificadas que conduzam gradualmente a resultados satisfatórios que permitam aos alunos abandonarem a “ colmeia”.
- Seleção de conteúdos e materiais didácticos devi­damente adaptados (com base nos PEI/PI/ PA) em função dos níveis de capacidade e estilos de aprendi­zagem dos alunos, utilizando também  materiais especificos que permitam ensinar conceitos em função do nível de funcionamento de cada aluno;
    - Tentar maximizar as oportunidades para o ensino indi­vidualizado, utilizando o com­putador no reforço da aprendizagem.

3.3.2- Estratégias pedagógicas organizativas
Em função das necessidades específicas  dos alunos ou grupos de alunos, o apoio educativo pode assumir as seguintes modalidades e estratégias:
- Ensino diferenciado na sala de aula - Atuações de diferenciação pedagógica, individualmente ou em pequenos grupos pelo docente titular da turma  dentro da sala de aula, podendo incluir, quando tal se justifique, o apoio de um segundo professor.
- Apoio Pedagógico Temporário - Formação de grupos de alunos, por ano de escolaridade, integrando  alunos que à partida necessitam de apoio e /ou tempo para atingirem as competências esperadas para o seu ano de escolaridade. Cada  um dos anos de escolaridade tem, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, grupos de apoio denominados “ Colmeias”, que integram temporariamente os alunos que precisam de apoio mais intensivo e específico, uma vez feito um diagnóstico pelo professor titular de turma.
- Actividades de complemento curricular - Actividades não curriculares que têm por natureza uma vertente formativa científica e cultural,  com o objetivo de proporcionar aos alunos oportunidades de aprendizagem e de participação na vida cívica. Estas atividades visam a promoção da educação em áreas que se consideram relevantes para a formação integral do cidadão, nomeadamente no campo das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Ambiental, entre outras.  Serão consideradas, igualmente, atividades de complemento educativo, dado que permitirão aos alunos aprender/fazendo com responsabilidade, mas também com liberdade criativa e possibilitarão o aproveitamento das capacidades dos alunos, através de realizações práticas, bem como o desenvolvimento de projetos que não possam ser realizados nas aulas curriculares. Estas actividades podem ainda revestir a forma de Salas de Estudo ou oficinas práticas.
- Desenvolvimento de projetos - Podem ainda ser enquadrados como Apoio Educativo o desenvolvimento de projetos ou actividades que se destinem a fomentar o gosto pela língua portuguesa com o objectivo de aumentar os níveis de proficiência da língua materna, o desenvolvimento de competências matemáticas, bem como a dinamização de projetos da escola que envolvam o desempenho dos alunos e a sua participação em actividades relevantes para o seu desenvolvimento e para melhorar os processos de ensino/aprendizagem.Incluem-se neste âmbito os clubes de leitura direcionados aos alunos e encarregados de educação.
                 
3.4- Espaços e tempos
Os alunos serão apoiados, de acordo com as suas necessidades, nos vários espaços: sala de aula, sala   de Apoio Educativo, Biblioteca da escola e noutros locais onde os alunos possam desenvolver atividades.
Serão definidos e divulgados os horários de funcionamento dos apoios, que serão, sempre que adequado, ajustados às necessidades, regularmente avaliadas, dos diferentes grupos de apoio.

3.5 - Modos de trabalho pedagógico
- Definição, aplicação e articulação de estratégias conjuntas de diagnóstico, de avaliação das aprendizagens e de concretização do currículo, com vista à superação  das dificuldades apresentadas ao longo do processo de ensino - aprendizagem;
- Trabalho conjunto na planificação e articulação dos conteúdos programáticos, implementados com base na metodologia de projecto;
- Recurso a estratégias que promovam a co-responsabilização pela aprendizagem (contratos de trabalho-aprendizagem; fichas de auto-avaliação, numa perspectiva formativa, das aprendizagens; “trabalho independente” em que os alunos, em pequenos grupos, se responsabilizam pelo estudo de um determinado conteúdo e de o exporem aos colegas, …)
- Implementação de dinâmicas de grupo e de actividades de autoconhecimento com vista à manutenção da motivação para a aprendizagem.


3.6- Prevenção de conflitos 

No âmbito da promoção do sucesso educativo, considera-se que deverá também ser prestada atenção ao clima de escola. Assim, prevê-se a implementação de um conjunto de medidas que visem otimizar a disciplina na sala de aula e nos espaços comuns, melhorar a postura cívica no interior e nos espaços exteriores da escola, aumentar a participação da comunidade educativa no clima de civismo e disciplina na escola e promover a co-responsabilização dos Pais/Encarregados de Educação no cumprimento das regras conducentes ao sucesso escolar.
Nesta ótica, será implementado no Centro Escolar o GPS (Gabinete de Promoção do Sucesso), como um espaço que, em trabalho colaborativo, irá operacionalizar procedimentos que pretendem galvanizar os propósitos acima descritos. O GPS envolverá professores titulares de turma, grupo de Apoio Educativo do Centro de Mouriz, Psicóloga do AVEP,  numa intervenção específica junto dos alunos, visando, ainda, a melhoria do modelo comunicacional entre os sistemas Escola – Família – Comunidade.
O GPS concorre no propósito de contribuir para a integração e apoio dos alunos no meio escolar, na redução de conflitos e na promoção do sucesso educativo. A disciplina, entendida

como a interiorização de um conjunto de regras básicas do saber - estar e saber-ser , merece particular atenção por parte de todos os intervenientes no processo educativo – alunos, pais, professores e funcionários - por desempenhar um papel muito importante na qualidade do processo ensino-aprendizagem. A atuação rápida perante casos de comportamento inadequado constituir-se-á como uma das formas de, gradualmente, reduzir a incidência destas ocorrências.
Assim, a intervenção a nível da disciplina irá desenrolar-se em todos os anos  de escolaridade  e visa a adoção de comportamentos pautados pela responsabilidade, retidão e respeito por si e pelo outro, dentro e fora da sala de aula. Será produzido um relatório, no final de cada período, sobre o clima de escola, com base em indicadores a definir pelo GPS.

3.6.1- Programa APANHEI-TE
Será desenvolvido o programa APANHEI-TE, de acordo com as regras a definir pelo GPS.
A todos os elementos da equipa de trabalho da escola são dados cartões a serem entregues aos alunos sempre que são apanhados a fazer algo de simpático, a ajudar os outros ou a desenvolver uma das aptidões sociais que se encontrem a ser trabalhadas (por exemplo, cortesia, boas maneiras). O professor Titular de Turma não poderá atribuir cartões aos alunos da sua truma.
Os cartões serão guardados numa caixa na sala de aula, que serão entregues pelos professores titulares de turma semanalmente à coordenadora de escola.
A Coordenadora escolherá em cada ano de escolaridade o aluno que mais cartões tiver, ao qual será atribuído um prémio simbólico.
Todos os cartões serão guardados e na ultima semana do mês todos os alunos neles mencionados participarão de uma assembleia, que decorrerá na Biblioteca da escola,  onde o mais votado será premiado assim como a turma a que mais cartões obtiver.
Semanalmente será afixado no Quadro de Mérito dos Heróis do programa “ Apanhei-te”, a foto e nome do vencedor de cada turma. Também serão  e serão noticia nos blogs da escola.

  4- Documentação/organização do apoio educativo

-Plano(s) de Intervenção
- Relatório(s) Individual  Trimestral
- Relatório(s) Trimestral
 - Relatório(s) Técnico-Pedagógico
- PEI
- Relatório(s) Circunstanciado
- Grelhas de registo do apoio prestado – planificações semanais, sumário do apoio educativo, registo de presenças, registo de comportamento, registo de estudo (TPC), contratos de trabalho, … 

5- Intervenientes
- Professor de  Educação Especial e professores de Apoio Educativo
- Psicóloga Escolar
- Coordenadora de estabelecimento
- Professor(es) titulares de Turma
- Coordenadora do Núcleo de Apoio Educativo

6- Acompanhamento
O Projeto será acompanhado pela Coordenadora do estabelecimento e pela coordenadora do Núcleo de Apoio Educativo.



            Grupo de Apoio Educativo do Centro Escolar de Mouriz




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